A SITUAÇÃO PORTUGUESA QUANTO AO ESTUDO DO LATIM NO ENSINO SECUNDÁRIO
A Disciplina de LATIM A é um disciplina de dois anos (10º e 11º), com exame a nível nacional no final do 11º ano; é uma disciplina de opção no curso Científico-humanístico de Línguas e Humanidades ; neste curso, na componente específica, o aluno escolhe duas disciplinas bienais entre um grupo de 5: Geografia A, Latim A, Língua Estrangeira I, II ou III, Literatura Portuguesa, Matemática Aplicada às Ciências Sociais .
Há também no 12º ano, entre as disciplinas de opção, uma disciplina de Latim B (não sujeita a exame nacional) a que só têm acesso os alunos que fizeram o Latim A.
Este curriculum entrou em vigor no ano lectivo de 2004-2005.
Anteriormente o Latim era trienal e “quase” obrigatório para os alunos de Humanidades.
Em 2010 fizeram exame de Latim A, na 1ª fase 176 alunos ( em 2009 tinha havido 289 alunos na 1ª fase).
Veja-se a diferença, em poucos anos:
Frequência da disciplina de Latim (trienal):
Em 2002, na Zona Norte, havia, no 10º ano, 116 turmas, no 11º ano, 134 turmas e no 12º ano, 136 turmas;
Em 2001, na Zona Centro, havia, no 10º ano, 92 turmas, no 11º ano , 96 turmas e no 12º ano, 105 turmas; na Zona Sul e Ilhas eram 83 turmas, no 10º ano, 114 turmas no 11º ano e 124 turmas no 12º ano.
Mesmo que cada turma tivesse poucos alunos, a soma de todos os alunos que frequentavam a disciplina nessa altura não tinha qualquer comparação com a actualidade.